quinta-feira, 18 de junho de 2009

Lula já gastou R$ 6,3 bilhões em propaganda

O presidente Luís Inácio Lula da Silva gastou cerca de R$ 6,3 bilhões em propagandas estatais federais, desde o ano de sua posse, em 2003. Os números divulgados esta semana pela Presidência da República se referem a toda a administração pública federal direta e indireta, o que inclui as despesas com publicidade da Petrobrás, do Banco do Brasil, da CEF e de outras estatais.
“O período em que Lula mais gastou com propagandas foi em 2005 e 2006, anos em que o mensalão dominou o noticiário e que o presidente precisou fazer um saneamento em sua imagem e em seu governo”, opinou Fernando Rodrigues em seu blog. No ano passado, os gastos foram de cerca de R$ 1 bilhão, um número quase idêntico ao do ano de 2007, havendo assim, uma estabilização nos gastos com propagandas.
Na disputa entre os meios de comunicação para ganhar dinheiro em propagandas, a TV vem se mantendo no patamar dos 60%. Revistas começaram a era Lula recebendo 11,4% de todas as verbas publicitárias federais. Hoje, estão com 7,9%. Jornais aumentaram sua participação no bolo: tinham 10,3% em 2003; agora, estão com 13,1%. A publicidade estatal em internet ainda é percentualmente mínima, embora tenha mais que dobrado de tamanho: os veículos online ficavam com 1% do total no início da gestão Lula e agora estão com 2,6%.
Quanto aos gastos publicitários do governo de Fernando Henrique Cardoso, o atual governo divulgou apenas os últimos três anos do tucano (2000, 2001 e 2002), que gastou tão bem, quanto Lula.

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