quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cinco décadas de conquistas

Há exatamente 50 anos, o Brasil vencia sua primeira competição mundial; para comemorar, CBF organiza vários eventos.

O Brasil comemora neste mês os 50 anos de sua primeira conquista em Copas do Mundo de Futebol. Para celebrar a data do título, a CBF tem realizado algumas festividades, em homenagem aos craques daquele time.

Como parte das comemorações, o atual uniforme do escrete canarinho tornou-se uma réplica da camisa de 1958, embora muito mais moderno. Na época da primeira conquista, os próprios jogadores tiveram de comprar camisetas azuis e costurar brasão e número nelas.

Na competição de 1958, o Brasil disputou sete jogos, todos contra equipes de elevado gabarito. As competições foram sediadas na Suécia. A seleção canarinho estava hospedada em Gotemburgo, cidade que no dia 19 de Junho de 1958, seria o local das Quartas-de-Final contra País de Galês.

Em meio às comemorações, um fato entristeceu os brasileiros: a estátua de Bellini, fazendo o gesto tão famoso de erguer a taça sobre sua cabeça, que estava em frente ao Maracanã, foi roubada.
Além da CBF, quem embarcou em comemorações foram os sites esportivos. Um exemplo é o especial produzido pelo site GloboEsporte.com, em que um jornalista conta, dia a dia, os acontecimentos da Copa do Mundo, como se ele estivesse vivendo tudo novamente.
Clique aqui e acesse o blog com o especial, assinado por Nelson Saldanha Filho.

Nenhum comentário: